Pesquisas revelam que boas intenções contrastam com ausência de gestos dos consumidores brasileiros

Por Bruno Rezende.

bruno rezende, coluna zero, consumo consciente, consumo responsavel, natal 2010, pesquisa, sustentabilidade, MMA, Wallmart, meio ambiente, hipocrisia
“De boas intenções o inferno está cheio”, é o que diz o ditado. E também é mais ou menos isso que conclui duas pesquisas publicadas no fim deste ano. Seguindo o mês de dezembro com postagens sobre consumo consciente, resolvi reunir neste post duas pesquisas que traçam o perfil do consumidor consciente no Brasil, a sua preocupação com o meio ambiente e as práticas sustentáveis. Duas pesquisas sérias que trazem dados muito relevantes e de interesse geral.
As pesquisas mostram que a maioria dos consumidores brasileiros defende as causas ambientais, no entanto, partir para a prática propriamente dita não está nos planos das pessoas, acreditam que essa responsabilidade é de empresas, órgãos públicos e das futuras gerações.
Estas pesquisas estão disponíveis gratuitamente para download e terão grande importância para os estudiosos da área, para os empresários entenderem os seus consumidores e para você consumidor entender melhor o seu próprio comportamento e começar a questionar suas atitudes.

bruno rezende, coluna zero, consumo consciente, consumo responsavel, pesquisa, sustentabilidade, Akatu, ETHOS, meio ambiente
O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente ao Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial
Esta pesquisa, realizada pelo Instituto Akatu e Instituto Ethos, revelou que os consumidores brasileiros classificados como “conscientes” é de 5%, índice semelhante ao registrado no último levantamento em 2006. Considerando-se o crescimento populacional o resultado torna-se positivo, onde os 5% correspondem a 500 mil novos consumidores conscientes.
Foram ouvidas 800 pessoas, homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, de diferentes classes sociais e regiões do país. 56% destas pessoas nunca ouviram falar em “sustentabilidade” e apenas 16% sabem definir corretamente a palavra. A outra parcela, 19% do total, acha que sustentabilidade tem a ver com auto-sustento, como: “se sustentar sozinho”, “sustentar a família”.
Outro ponto importante da pesquisa mostra que apenas 1 em cada 3 brasileiros acreditam ter responsabilidade sobre as questões socioambientais e 9% do total acreditam que não têm responsabilidade alguma sobre isso. A maioria, 59% do total, acredita que a responsabilidade fica por conta das empresas.

A pesquisa seguinte tem o mesmo ponto em comum, onde o consumidor cobra dos outros, mas não está disposto a mudar seus hábitos individuais. Uma verdadeira hipocrisia / ausência de informação e vontade dos consumidores brasileiros.

bruno rezende, coluna zero, consumo consciente, consumo responsavel, pesquisa, sustentabilidade, Wallmart, MMA, meio ambiente
Sustentabilidade Aqui e Agora: Brasileiros de 11 capitais falam sobre meio ambiente, hábitos de consumo e reciclagem
Esta pesquisa, realizada pelo Wallmart em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), revelou que 61% dos entrevistados acreditam que a responsabilidade com o meio ambiente é problema dos órgãos públicos (governos e prefeituras) e apenas 18% responderam que a responsabilidade é do indivíduo.
Foram ouvidas 1100 pessoas em 11 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Outro dado interessante revelado pela pesquisa é que os brasileiros apostam na próxima geração para solidificar uma sociedade mais atuante em prol do meio ambiente: 63% dizem que a escola é o local mais apropriado para a construção de uma consciência ambiental, seguido de comunidades (58%) e igrejas (43%).

As duas pesquisas deixam claras as diferenças entre “intenção” e “gesto”. Fala-se muito sobre preservação ambiental, consumo consciente e sustentabilidade, mas a maioria das pessoas não apresenta disposição para as mudanças hoje, jogam a responsabilidade para as gerações futuras. Há muitos anos as gerações fazem isso e a coisa só piora. 

Estes resultados mostram que nós brasileiros somos carentes de informação. O bombardeio de notícias sensacionalistas e campanhas publicitárias carregadas de “greenwashing” só servem para nos estimular a consumir, nada mais além disso. Não somos estimulados a pensar, a entender que o consumo excessivo está diretamente ligado aos problemas ambientais. A imprensa não nos informa claramente por um único motivo: ela vive da publicidade. Portanto meu caro, não espere ver em um noticiário de grande audiência nacional informações relevantes sobre essas pesquisas, pois continuarão mostrando o degelo das calotas polares no verão do Ártico como se fosse a coisa mais absurda do mundo ou mostrando a Ilha de Lixo do Pacífico como se fosse um problema de descarte correto do lixo, e não do consumo desenfreado estimulado no intervalo comercial deste mesmo canal.

Além dessas duas pesquisas indico também a leitura de um relatório internacional publicado anualmente pelo WWI - Worldwatch Institute, produzido em parceria com o Instituto Akatu. O “Estado do Mundo” é um relatório bem abrangente e detalhado sobre consumismo e sustentabilidade. Clique aqui para ver.

Então é isso, espero que seja um estímulo para vocês repensarem nos pequenos hábitos diários. Nada de jogar a responsabilidade para a geração dos seus filhos ou netos, ok?


Leia mais: http://www.colunazero.com.br/2010/12/pesquisas-revelam-boas-intencoes-mas.html#ixzz192SyYyIb
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É a Ademi que pensa igual à Prefeitura ou a Prefeitura que pensa igual à Ademi?

Requalificando os desabafos

O urbanismo do pensamento único de Niterói