Comentando o projeto do Bairro Modelo no Sapê
O Fluminense do domingo, 13/02, publicou a matéria: Prefeitura de Niterói lança superprojeto habitacional.
O Globo deste domingo, dia 20 revela o projeto em si.
Algumas perguntas ficam no ar.
Este projeto a PMN esconde da população niteroienses até hoje. Por quê seria?!..
Será interessante analisarmos:
1.O Projeto do Bairro Modelo no Sapê - exibido na reportagem d'O Globo de hoje, que a PMN, através do presidente da EMUSA Sr. José Carlos Vinagre Mocarzel, e do Secretário de Habitação Sr. Marcos Linhares, afirmaram publicamente em reunião - filmada - com a Associação de Moradores da Fazendinha e da comunidade do Sapê no dia 28/11/2010 que:
- que a PMN não tinha o PROJETO DO BAIRRO MODELO;
- que a PMN não tinha a delimitação das glebas A,B,C desapropriadas no decretos;
- que a PMN desconhecia os limites das áreas;
- que os moradores da Fazendinha deviam favorecer o levantamento topográfico da área, deixando os topógrafos da prefeitura medirem suas casas e seu quintais, senão a PMN não conseguiria fazer o levantamento da área.
Que interesse poderia ter a prefeitura em esconder tal dado?..
1. O projeto avança sobre enorme área de especial interesse ambiental;
2. O projeto avança inteiramente sobre o Sítio Carvalho Plantas Ltda, destruindo inteiramente um dos poucos locais no município preservado em sua totalidade por uma floresta de Mata Atlântica em estágio secundário de regeneração, e nascentes;
3. O projeto avança sobre inúmeras casas de posseiros que ali habitam há mais de 50 anos.
4. E as desapropriações que serão feitas com dinheiro público, qual o valor envolvido?
5. E os estudos de impacto de vizinhança, quando serão mostrados?
6. Uma creche está localizada na área de alagamento do rio...
7. Entre outros detalhes, que técnicos do IAB-NLM e outros profissionais poderão também avaliar..
6. Uma creche está localizada na área de alagamento do rio...
7. Entre outros detalhes, que técnicos do IAB-NLM e outros profissionais poderão também avaliar..
Niterói até hoje não cumpre o que estabelece a Lei Complementar nº 131 - Lei da Transparência, de 27 de maio de 2009, que determina a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Tendo vencido o prazo em maio de 2010. Baseada na lei da transparência a PMN deveria ser a primeira a expor o projeto a técnicos do IAB e outros orgãos afins, assim como aos diretamente interessados e toda população do município que certamente será envolvida por um projeto desta monta.
Estavam presentes nesta citada reunião ocorrida na escola Levi Carneiro, no Sapê : O sr. José Carlos Mocarzel, sr. Marcos Linhares, equipe da sra. Rosane Monteiro, composta por assistentes sociais e arquiteta, e o sr. Carlos Macedo.
Como ouvintes: Diretoria da Associação de moradores da Fazendinha, moradores do Sapê, síndicos de diversos condomínios da região e Pendotiba assim como comerciantes locais e de Pendotiba.
Comentários
Postar um comentário