Caminhada e abraço coletivo contra venda e derrubada do Caio Martins

n'OGlobo por Aline Rios - 
26.04.2011

Indignados com a notícia da venda e derrubada do Caio Martins para a construção de um condomínio, a população de Niterói se mobiliza nas redes sociais contra o projeto e organiza para o dia 15 uma caminhada e um abraço coletivo ao complexo esportivo para chamar a atenção das autoridades e de outros moradores. Desde a semana passada, quando foi divulgada a notícia de que o Governo do Estado pode vender o terreno para a iniciativa privada construir um condomínio, milhares de pessoas utilizaram o Facebook, o Orkut e o Twitter para se organizarem e discutirem formas de protesto.

A revolta da população já causou uma resposta do poder público.  Na noite de ontem, os vereadores de Niterói aprovaram em primeira discussão o projeto de lei que prevê o tombamento do complexo, de autoria dos vereadores Luiz Carlos Gallo e José Antonio Zaff. Em um email enviado ao vereador João Gustavo, o governador Sérgio Cabral diz que a badalada venda da área se trata de "uma bobagem" e que sua administração deixará "o maior legado da história da cidade". "Vamos recuperar os rios que ali passam. Reurbanizar quarteirões. E legar à cidade uma Arena Multiuso de padrão nunca visto no Brasil!!!!!", traz ainda a mensagem.

— A população não quer uma mega arena, um mega complexo, nós só queremos preservar e modernizar o que já temos. E antes disso, cobramos uma resposta definitiva do Governo do Estado a respeito de toda essa especulação, do que realmente está previsto para o Caio Martins. Estamos cansados de ouvir várias coisas, mas até agora ninguém apresentou um projeto real ou nos deu uma resposta convincente ao que está acontecendo de fato — indigna-se João Medeiros, que criou no Facebook o grupo "O Caio Martins é nosso Cabral, abaixo a especulação imobiliária", que reune mais de 1,1 mil membros.

O grupo organiza para o próximo dia 15 uma caminhada pacífica pelas ruas de Niterói em defesa do Caio Martins. Os simpatizantes sairão da Praia de Icaraí em direção à área, onde farão um abraço coletivo ao complexo.

— Convidamos o governador Cabral e esperamos que ele esteja presente. Às vésperas de uma Copa do Mundo e das Olímpiadas no Brasil ele quer destruir um estádio, ginásio e piscina olímpica? Não tem cabimento, é um absurdo! E se ele nos diz que nada será demolido, o que será feito então? O Caio Martins tem é que ser recuperado e entregue à população como a principal área de esportes e lazer da cidade — afirma Medeiros, um dos fundadores do tradicional clube Niterói Rugby.

Caso esteja presente ao evento, Cabral receberá em mãos um abaixo assinado coletado junto aos moradores através do site Petição Pública. Desde a semana passada, já foram colhidas mais de 4,2 mil assinaturas e a intenção da jornalista Eliane Martins, que criou a lista, é conseguir dez mil adesões até o dia da caminhada.

— O Caio Martins faz parte da nossa cidade, não admitimos que ele seja demolido. Quando se falou nessa possibilidade, todos os moradores se sentiram diretamente atingidos e se mobilizaram na rede. Não vamos permitir que isso aconteça — garante Eliane.

Atualmente, centenas de crianças e adultos são atendidos gratuitamente nas escolinhas de natação, hidroginástica, basquete e vôlei, entre outros esportes, oferecidas no complexo. Há duas décadas, o Caio Martins está arrendado ao Botafogo Futebol e Regatas, que utiliza o estádio para treinos e jogos de seus times de base. De acordo com o projeto anunciado, o clube ganharia uma área em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio, e em troca devolveria o centro de esportes ao Governo do Estado.

O estádio foi construído em julho de 1941, porque o então governador, Ernani do Amaral Peixoto, desejava ver jogos do Campeonato Carioca em Niterói. O Complexo Esportivo Caio Martins já foi palco de dois campeonatos mundiais de basquete, de uma das Sub-Sedes da Copa do Mundo de Futebol de 1950 de uma Chave do Campeonato Mundial de Voleibol e do Sul Americano de Natação, além de inúmeras disputas nacionais de atletismo, vôlei, basquete e ginástica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É a Ademi que pensa igual à Prefeitura ou a Prefeitura que pensa igual à Ademi?

Requalificando os desabafos

O urbanismo do pensamento único de Niterói