A verdade sobre a Fazendinha, Niterói - depoimento de uma leitora


Tenho muitas informações para passar para esse blog, sobre os antecedentes dessa audiência. O que está saindo na mídia é TUDO MENTIRA, a verdade segue aqui. Sou também uma DESAPROPRIADA DA FAZENDINHA!
Vou contar resumidamente o que aconteceu de novo:

1)Fomos traídos novamente. Essa audiência não é mais do Vereador Renatinho, passou a ser da Comissão Executiva da Câmara. Vai ser uma audiência do Legislativo, não mais da Associação de Moradores.
Na plenária do dia 24/08, o requerimento 133/2011 de Renatinho, protocolado em 19 de Agosto, que solicitava a confirmação da data da audiência, foi derrubado, e surgiu um novo requerimento de audiência 138/2011, da Comissão Executiva, protocolado em 24/08, que foi votado e aprovado por unanimidade.

2)Como a audiência não é mais do Renatinho, não vamos poder apresentar nenhum material que foi produzido pela Associação. Nos restará apenas aquele microfone para fala dos bobos.

3)Dia 25/08, a Associação de moradores teve uma reunião solicitada por Miguel da Secretaria de Integração Comunitária. Nesta reunião estavam presentes o Miguel, o Marcos Linhares/ Sec. de Habitação, a Regina /Sub Secretária de Habitação e o Felipe/Advogado da Prefeitura.

4)Nesta reunião foi dito o que vai acontecer de fato, veja o relato da Associação de moradores na íntegra, tudo foi gravado:
"Estivemos em reunião na sec. integração comunitária, estavam presentes o Miguel, a Regina (Sub-secretária de habitação) Felipe (advogado da PMN) e depois o Marcos linhares
A idéia do advogado era amedrontar a todos e dizer que, se eles quisessem poderiam tirar todos da região a qualquer momento, mas não farão isso e que não vai adiantar ir para audiência fazer barulho; disseram da intenção da PMN de indenizar as terras aos moradores( depois M Linhares disse que se isso acontecer será em juizo para a justiça decidir), as pessoas poderão trocar suas casas por um apartamento, mas não é certo que o mesmo fique quitado, que estão formando parceria com a defensoria pública para fazer um TAC e leva-lo à apreciação de um juiz, essa é a intenção deles e bla bla blá..
Novidade veio com a chegada de M. Linhares que disse estar vindo da Câmara e ter tido grande discussão com Renatinho, falou que há um novo polígono de 700.000 m2 que livra as árvores , mas não sobra ninguém na área, que o projeto agora é de 7000 unidades sendo 2000 para pessoas de até 10 salários, que será construído um condomínio de 420 unidades para os moradores em área próxima e depois eles poderão voltar para Fazendinha e que nada mais é negociável, porém se tivéssemos alguma sugestão ele estava pronto para receber. Dai o secretário da Associação de Moradores perguntou ao Secretário de habitação se era para se escolher, se queremos morrer de fuzil, revolver, faca ou canivete, ele não gostou e quando foi dizer que era intenção da PMN fazer um ...(ele esqueceu o termo), o Secretário da Associação de Moradores entrou novamente e disse "estupro". Para não se perder mais tempo o presidente da Associação se levantou e disse que era melhor terminar a reunião. Foi melhor assim." (Fim do relato) 

5)Foi falado nesta reunião também que dia 26/08, já estaria sendo publicado no jornal um novo decreto, com um novo polígono da área a ser desapropriada.

6)Hoje compramos o jornal (A Tribuna) e verificamos que realmente estava lá os novos 06 decretos, sem citar nome de ninguém, não falam mais nos Cruz Nunes, falam que será feito um laudo de avaliação por uma comissão avaliadora, e o polígono está todo descrito por coordenadas geográficas. Decretos A/B/C/D/E/F.

7)Com auxílio de topógrafos, essas coordenadas foram lançadas no mapa do google, e para nossa constatação, o NOVO polígono CONTINUA passando por cima de todos os moradores e por cima do Sítio Carvalho. Ninguém foi poupado.

8)Na verdade o NOVO polígono da desapropriação é o perímetro do projeto desse bairro que eles querem fazer.

09)Eles retiraram apenas 02 áreas ambientais, que no mapa do zoneamento da Região de Pendotiba, aparecem como área de especial interesse ambiental, pois são MORROS. Tava pegando mal demais! Essa é uma jogada pra poder conseguir a licença ambiental.

10)Mesmo depois de tanta resistência formada pela opinião pública, eles não cederam nada. Eles não estão nem aí para a população que vai ser removida, assim como não estão nem aí para o restante da população de Pendotiba e Niterói, que não concordam também com um Projeto desse tamanho dentro da cidade. 

11)Vejo que a tática deles agora é de dizer que são 'bonzinhos e corretos'. Vão dizer que: 
  • preservaram o meio ambiente,  

  • vão depositar o dinheiro em juízo para todos os posseiros, não vão mais pagar aos Cruz Nunes, 

  • vão garantir casas para remover todos os moradores desapropriados, 

  • vão fazer um TAC-Termo de Ajustamento de Conduta,

  • eles estão AGORA REALMENTE PREOCUPADOS,

  • antes estava tudo errado.

Nossa como isso me comoveu! Eles são bonzinhos, nós é que não prestamos!
12) A questão é a seguinte: não vamos sair dali.

13)O problema que eles esquecem, é que sabemos como a coisa deve ser feita, temos memória, e sabemos dos interesses que rolam por trás desse Bairro Modelo:
  • há 1ano e 2 meses que essa PMN desgraçou com as nossas vidas,

  • esse bairro é político, deixaram tudo para ser visto perto das eleições, para tentar ganhar voto, precisam disso, assim como Sergio Cabral e o Governo Federal,

  • os desabrigados estão até hoje por aí largados,

  • querem fazer um projeto grande, para atrair a atenção das construtoras, se for pequeno construtora nenhuma quer fazer,

  • para fazer um projeto grande, não existe lugar em Niterói, por isso tem que ser ali, na terras dos 'amiguinhos',

  • como eles vão resolver o problema das eleições, das construtoras e dos amiguinhos?

  • se isso não acontecer eles não ganham voto, as construtoras, não ganham dinheiro, e não entra dinheiro para dividir, assim como não entra dinheiro para ajudar na campanha eleitoral,

14)A Associação de Moradores vai fazer uma mobilização de RUA, neste dia 28, domingo à tarde em Pendotiba

Por favor, peço ajuda desse blog, para publicar essas informações. Vou mandar também para várias pessoas que conheço, para ver se elas conseguem publicar isso em outros jornais. 
Nos ajude por favor!

Angélica.
Desapropriada da Fazendinha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É a Ademi que pensa igual à Prefeitura ou a Prefeitura que pensa igual à Ademi?

Requalificando os desabafos

O urbanismo do pensamento único de Niterói