Construtora em Niterói não obedece horário de obra - Relato de leitor

Este blog recebeu um email que pedia ajuda no sentido de divulgar o que vem ocorrendo nesta obra onde era o clube IPC na Praia de Icaraí e saber a que órgão recorrer, já que os horários regulares permitidos para funcionamento da obra não são respeitados. Pergunto: será que os funcionários também são respeitados em seus direitos trabalhistas, com pagamento de horas extras, etc.
E aí, quem sabe a quem recorrer?
Sugeriria inicialmente o CREA, embora numa situação duma demolição recente de uma casa ocorrida em São Francisco, o CREA tenha sido pouquíssimo eficiente, embora a fiscalização devesse ser deste orgão.
A secretaria (?) de Posturas em Niterói também deveria estar atenta a isso, mas considerando que quem permitiu que um empreendimento desse vulto fosse aprovado e construído numa cidade sem mais capacidade física e estrutural em recebe-lo, fica difícil achar dentro da mesma prefeitura quem desaprove ao mesmo tempo. 
Mas não vamos desanimar. Quanto mais juntos pudermos estar, mais essa prefeitura vai ter que se enquadrar e atuar com ética e respeito pelo cidadão, o que parece ter esquecido o que significa...

Desde o início da demolição do Icaraí Praia Clube a construtora Odebrecht desrespeita o horário oficial de trabalho na construção do Edifício Murano, na Praia de Icaraí, 85, que é estipulado das 8 às 18h durante a semana e das 8 às 15h no sábado. Os engenheiros estão enfrentando dificuldades na fundação pois não pára de sair água do terreno e eles não estão conseguindo concretar o terreno. Por outro lado, nós moradores vizinhos, temos que suportar durante todo o dia, forte poeira que nos obriga a permanecer com varandas e janelas trancadas e barulho ensurdecedor que impossibilita de ver TV na sala ou até de falar ao telefone. Como se já não fosse bastante, a diretoria da construtora instruiu seus funcionários a prolongar os trabalhos e agilizar a obra, visto que a entrega dos apartamentos foi prometida para Março de 2013. Sendo assim, as obras seguem sempre até às 19h e, muitas vezes, até às 20h. Além de passar do horário, também recebem caminhões antes das 08h. Saio de casa para o trabalho às 07:30 e sempre há um caminhão de cimento ou retirando entulho atravessado na calçada. Luzes fortes, como refletores de campos de futebol, ficam acesas a madrugada inteira. Uma bomba de água também fica ligada 24h, fazendo um barulho irritante a noite inteira. O dia mais agradável do ano foi no último domingo, 11/09, que estourou um transformador aqui perto e ficamos sem luz das 21:20 às 03:40 e assim obtivemos silêncio e escuridão. Fazia tempos que não lembrava como era dormir com o barulho das ondas do mar, por acaso, um dos atrativos da construtora para vender apartamentos de R$2 milhões.
Tive a oportunidade de conversar com funcionários, inclusive engenheiros, e eles mesmos reclamam dos horários e dizem que sofrem constantemente represálias da vizinhança que os xinga, joga objetos de vidro e pedras e até ameaçam que irão atirar! Realmente sentimo-nos revoltados e estressados com tanto barulho, sujeira e desrespeito. Entretanto, gostaria de pedir ajuda para que possamos direcionar nossas reclamações aos que dão as ordens nesta obra, ou seja, quem está realmente ganhando dinheiro com ela. Imagina só que 1 clube tradicional em Niterói foi derrubado para a construção de 3 prédios com 14 andares cada e 4 apartamentos por andar. Dá uma média de 144 novos apartamentos de 4 e 3 quartos, alguns com 4 vagas na garagem. Não paro de me perguntar para onde vai tanto esgoto e tanto carro se Niterói não recebeu nenhum investimento nessas áreas. Inclusive, que eu me lembre, outro dia explodiu cocô pelo centro da cidade... aquela velha piada: se todo mundo em Icaraí der descarga ao mesmo tempo o Fonseca explode!"

As fotos 4119 e 4120 foram tiradas no dia 09/08 às 19:44. As demais foram tiradas hoje, 15/09 às 20:23. Dá pra ver a galera cortando umas madeiras e nas outras um cara colocando cimento, outro carregando carrinho e uns 4 mexendo nuns tubos.

Abraços!
Lilia Carvalho 
foto 4119
4120




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É a Ademi que pensa igual à Prefeitura ou a Prefeitura que pensa igual à Ademi?

Requalificando os desabafos

O urbanismo do pensamento único de Niterói