Manifestação por Segurança Pública

População se mobiliza para reivindicar por segurança na Praia de Icaraí neste sábado, dia 24 de novembro. Diversas entidades presentes, famílias enlutadas.









"Em 21 de abril éramos muitos aqui reunidos. Passaram-se 7 meses.. Tivemos algumas respostas, algumas medidas paliativas.

Como o papel da sociedade é cobrar, voltamos às ruas, vestidos de branco, com faixas azuis. Niterói hoje não é mais a mesma que dormia solene em berço esplêndido. Voltamos às ruas para exigir, cobrar e denunciar. O papel do poder público por sua vez é atender, prever, proteger a população com sua ação.
A atual política estadual e municipal de segurança não ultrapassa o discurso do ainda que necessário aumento do número de contingente; da colocação de pessoal em condições precárias de trabalho, desconsiderando a saúde do cidadão-policial, expondo a população a riscos a mais, decorrentes da condição duvidosa da capacidade de atuação desses funcionários; e em avaliações especulativas de onde vem ou de onde não vem o surto de violência que ataca Niterói, em particular neste ano.
A violência, a falta de segurança não é um evento novo, nem surpreendente. Há tempos faltam medidas eficientes de políticas públicas, que só vem provocando aumento da desigualdade social. Política pública consistente e eficiente é educação pública de qualidade; saúde pública de qualidade e eficiente a toda população, tanto aos servidores e funcionários, quanto aos usuários; atendimento digno e eficiente a moradores de rua, drogados e portadores de doenças mentais.
Queremos imediatamente atitudes que garantam o direito de ir e vir em segurança, de circular pela cidade a qualquer hora do dia ou da noite. Mas para tal há que se refletir para essas questões mais amplas que tem sido relegadas pelo poder público para um plano programático que efetivamente nunca vimos sair do papel. Enquando não pensarmos numa administração pública atenta, com real vontade política e que atenda a TODA a população, eu disse A TODA população, continuaremos a enganar quem tem um só olho para números publicados levianamente na mídia de maior IDH, alta qualidade de vida e outros blá blá blá.
As manifestações da internet que ganham espaço nas ruas são decorrentes da desatenção e desrespeito à população, pelo estado limite de insegurança e intranquilidade que vivemos; a novidade no entanto é a reação da população que agora ACORDA! Um fórum de segurança pública precisa ser criado a exemplo do fórum de transparência e controle social e o fórum de politicas urbanas criados e em funcionamento ao longo deste ano, de modo a manter corrente a discussão e e organização popular voltada a temas que envolvem todos os moradores da cidade.
As eleições acabaram e novos políticos foram eleitos. Continuaremos juntos cobrando, exigindo, e impedindo que coalizões interesseiras, desonestas, e enganosas se façam às custas e às costas da população.
Que essa estranha oportunidade de estarmos juntos, clamando por segurança, se perpetue em aprendizado contínuo de participação cidadã, conscientes da importância da informação, como instrumento de força da população, e que só assim, com esta participação, os governantes podem e devem dirigir a cidade, na direção do bem-estar de TODA sua população.

Obrigada,
DesabafosNiteroienses









 










 


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É a Ademi que pensa igual à Prefeitura ou a Prefeitura que pensa igual à Ademi?

Requalificando os desabafos

O urbanismo do pensamento único de Niterói