PROPAGANDA ENGANOSA IMPERA NO QUESITO MOBILIDADE

A Prefeitura de Niterói poderia ganhar o prêmio Guinness pela maior quantidade de mentiras que propõe com a maior desfaçatez à população niteroiense.
Os Planos de Mobilidade não emperram, conforme anuncia O Globo deste domingo 04 de outubro de 2015, simplesmente porque NÃO HÁ PLANO DE MOBILIDADE algum.
O que o governo de Rodrigo Neves faz são propostas pontuais e aleatórias, muito longe do que poderia se chamar de PLANO.

Além da propaganda paga no mesmo Caderno falando sobre Segurança, ilustrada com a imagem de ciclistas, o que só poderia ser considerado como uma afronta aos ciclistas, um chiste, uma piada de muito mau gosto. Afinal na mesma edição do dito jornal há fotos da largura exígua da ditas ciclofaixas, além de previsão da instalação da pista definitiva no meio da rua Marquês de Paraná. Ora, como conciliar com a matéria sobre o "Plano de Mobilidade" onde citam previsão de VLT (veículo leve sobre trilhos) de Charitas ao Centro que deveria correr no mesmo MEIO da rua Marquês de Paraná?! Choque de informações? Não apenas, mas falta de planejamento mesmo.
A Prefeitura de Niterói vem ao longo destes 2 anos e 10 meses de gestão comprovando sua falta de planejamento e, principalmente, falta de planejamento COMPROMETIDA com os interesses da população. Começam com a OUC (Operação Urbana Consorciada) que fere os princípios básicos do planejamento sério e criterioso e, sem revisão de Plano Diretor, estrutura carente de revisão desde 2002, tiram da cartola proposta de parceria público privada que atende aos interesses privados em atacar a frente marítima e trazer novas oportunidades empresariais para o Centro (e que agora buscam novas articulações para fazer a Operação acontecer de forma mais bizarra, conforme Globo de domingo último, mas isso é outra história!..).
Ampliação de população é prevista e nada de Plano de Mobilidade. Paralelamente, mais uma prova cabal da falta de planejamento (sério) da prefeitura, é a 'dormida de touca' em relação à Legislação Federal de 2012 que indica a cidades com mais de 200mil habitantes a execução de Plano de Mobilidade em prazo de 3 anos para conseguir financiamentos na área. O prazo se esgotou em abril 2015 e Prefeitura não sabia.. e não tinha Plano para apresentar. Agora falam em licitação, em conversas conjuntas com governo do Estado para proposição de plano para a Região Metropolitana... Mas ao mesmo tempo fazem Plano Cicloviário mesmo sem saber quais são as propostas para os demais envolvidos na mobilidade da Cidade. Tudo pontual e aleatório. Quem está pagando por todas tentativas e erros?..
A recente proposta do Plano Regional para Pendotiba é outro exemplo crasso da falta de planejamento onde abordam a questão da mobilidade no bairro sem, mais uma vez, ter um plano de todo o município. Não é possível se aceitar semelhante descalabro considerando principalmente a posição central que Pendotiba ocupa no Município e cortado diariamente pelo trânsito vindo da Região Oceânica além dos Municípios de Maricá e São Gonçalo. Embora aleguem que com a Transoceânica o fluxo da RO será desviado do bairro, essa a população que não conseguir embarcar na "Barca Social" - dado seu alto valor - que não se sabe se existirá em Charitas, ficará engarrafada no túnel de São Francisco para Icaraí, ou na Marquês de Paraná, com ciclovia ou sem ciclovia?! Propostas pontuais e..ruins!
Tudo isso por quê? Porque o 'buraco' é mais embaixo e não HÁ uma única matéria falando das relações com os empresários de ônibus e reformulação dessas relações e de todas as benesses que este setor tem na cidade e oferece um péssimo serviço. Enquanto não tivermos uma drástica reformulação nos transportes públicos (e não basta colorir os ônibus de verde ou vermelho) não teremos como reduzir a frota de carros das rua e só assim reduzir engarrafamentos. Não adianta culpabilizar a população que anda de carro se não há proposta justa e eficiente de transporte público, seja ônibus ou mesmo bicicletas, pois i que assistimos é só desrespeito com os cidadãos.
As citadas TransNiterói e TransPendotiba são elucubrações midiáticas que não tem pé nem cabeça, muito menos traçado. Não adianta se inventar NOVAS rotas para mais carros nas ruas. Precisamos REDUZIR a quantidade de carros e isso só pode acontecer cutucando os empresários de ônibus que estão muito satisfeitos com aumentos, isenções de ISS, antecipação de tarifas com Bilhete Único e pro aí vai. Enquanto isso a população seja usuária de ônibus, carros ou ciclistas, segue persistentemente enganada. Com tudo que vimos vendo alguém consegue acreditar em túnel pronto em fim  de 2016?
Saudades do site Acorda Niterói que ilustrava com astúcia a incompetência da gestão Jorge Roberto Silveira e todas suas conexões com os candidatos do PT, Rodrigo Neves e PDT, Felipe Peixoto.
Niterói piorou. Niterói tem sido tratada com mais descaso, com mais mentira e as perspectivas não são nada favoráveis.
Enquanto a população não forçar a barra, não entender quem são os inimigos de fato e não pressionar para que o governo assuma de verdade os SEUS (da população, bem entendido!) interesses e não de empresários locais e nacionais (presos ou não) dos setores da construção civil e de transportes continuaremos a pagar altíssimos impostos, termos a fama de alto IDH e continuaremos a não ter o retorno correspondente.
O niteroiense parece não perceber que seu dinheiro vai pelo ralo, com peças de propaganda mentirosas que só objetivam iludir a população que parece que tem ciclovia, que parece que tem alto IDH, que parece que terá Túnel enquanto, só para citar um simples exemplo, os novos bueiros da Ciclovia da Av Roberto Silveira estão sendo substituídos por outros em peças de concreto prémoldado. Estas peças estão sendo chumbadas o que vai impedir sua remoção para limpeza das caixas de águas pluviais por ocasião das próximas chuvas de verão... além de estarem se quebrando com facilidade uma vez que não aguentam peso e dificultando inclusive sua reposição... Quem paga por isso?
2016 está à frente. Cuidado.

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